Surdos usando a Libras como meio de comunicação

Todo Surdo é mudo? E todo mudo é Surdo? Qual a diferença das 2 perguntas?

Com o passar do tempo muitas expressões incorretas foram aprimoradas para dar o sentido correto. Era muito comum as pessoas usarem a expressão surdo-mudo. Mas será que está correta?

Não. Nem todo surdo é mudo. Na grande maioria das vezes não existe nenhum problema com as cordas vocais. O que acontece é que muitos surdos não falam por não conseguirem ouvir o que estão dizendo. Quando somos crianças aprendemos a falar por imitar os sons dos adultos. De início as crianças não conseguem expressar sons compreensíveis mas com o tempo e a prática conseguem se expressar bem. Isso não acontece com as crianças surdas, por isso a dificuldade em falar. Nesses casos se faz necessário um tradutor/intérprete de língua de sinais para intermedir a comunicação.

 No caso de algumas, conseguem fazer leitura labial e expressar alguns sons, mas nem todos conseguem.

E todo mudo é Surdo? Também não. Na maioria das vezes a pessoa tem alguma incapacidade na fala que não afeta o ouvido. Nesses casos a pessoa ouve mas para responder precisa escrever para a outra ou use mímicas ou a língua de sinais, como o Bernardo, amigo do Zorro.

Portanto, não devemos usar a expressão surdo-mudo, mas sim, Surdo, dessa forma usamos a palavra que exprime melhor a situação da pessoa surda.